Translate

14 novembro 2022

A IMAGEM DA SEMANA E O QUE É A JUSTIÇA RUI BARBOSA



Circulou e continua circulando, no Brasil e no exterior, a foto acima como clímax da miséria política, institucional e moral que atingiu o País. 

À cores, na mesma mesa, em clima cordial, de cumprimentos e de mútuos elogios, um ex-presidiário, condenado por unanimidade em três instâncias jurídicas por corrupção e que há pouco tempo estava cumprindo prisão.

Pois bem, o descondenado foi retirado da cadeia pela Suprema Corte do País, o nosso STF, com o fim precípuo de elegê-lo presidente da República, num processo que essa mesma Corte montou para que esse resultado fosse obtido. 

Nos últimos anos, o nosso STF deixou de ser aquele imaginado por Rui Barbosa e transformou-se sob a égide chavista ora em curso na Venezuela.

O que é Justiça Rui Barbosa?

"A força do direito deve superar o direito da força. De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto."

"A justiça atrasada não é justiça; senão injustiça qualificada e manifesta. O homem que não luta pelos seus direitos não merece viver. Justiça tardia nada mais é do que injustiça institucionalizada. O Exército pode passar cem anos sem ser usado, mas não pode passar um minuto sem estar preparado."

Para os brasileiros de bem, essa imagem era algo impensável para o Brasil e para qualquer nação civilizada e democrática no mundo de hoje. 

Algo parecido só se viu em países que implantaram regimes totalitários de qualquer cor, dentre eles o comunismo (Lênin), o nazismo (Hitler) e o fascismo (Mussolini) que deixaram suas prisões para assumirem o poder. Os resultados e suas histórias são bem conhecidos.

Infelizmente, hoje, ainda se ver ditaduras implantadas em algumas nações, sob o modelo comunista acima mencionado e que alimentam o ativo Foro de São Paulo, criado em 1989 pelo ex-presidiário e Fidel Castro, um dos mais sangrentos ditadores de nossa América Latina.

Que os brasileiros voltem a 'ouvir" e seguir o que disse Rui Barbosa, é a nossa torcida, o nosso desejo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário