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07 janeiro 2024

O poder da IA ​​e seu impacto no plágio


Agora que se sabe que o corpo acadêmico de cada membro do corpo docente de todas as faculdades e universidades dos EUA (e eventualmente do mundo) será analisado por plágio, é importante perguntar quais serão as implicações.

Se todos os membros do corpo docente obedecerem aos atuais padrões de plágio das suas próprias instituições, e as universidades aplicarem as suas próprias regras, provavelmente terão de despedir a maioria substancial dos seus membros do corpo docente.

Nas últimas semanas têm sido divulgados os esforços para ajudar a se resolver os problemas em Harvard, MIT, Penn e o sistema de ensino superior nos EUA. Dito isto, a maioria tem sido pessimista quanto a oportunidade para a mudança necessária, já que quase todos acreditam que serão necessárias décadas para resolver o problema devido ao sistema de estabilidade vitalícia para o corpo docente.

A boa notícia, porém, é que, com a IA, livrar-se de docentes efetivos não é mais um grande desafio, porque é muito mais fácil demitir docentes que tenham problemas com seu histórico acadêmico. 

É quase certo que os autores perderão algumas aspas e não citarão ou fornecerão atribuição adequada a outro autor em pelo menos uma porcentagem modesta das páginas de seus artigos. Porcentagem de páginas em vez de número de ocorrências, já que o plágio de hoje pode ser melhor compreendido em comparação com erros ortográficos anteriores ao advento da verificação ortográfica.

Por exemplo, não seria justo dizer que dois artigos estão repletos de erros ortográficos se cada um tiver 10 erros, quando um artigo tiver 20 páginas e o outro 220. O padrão tem que ser um padrão percentual.

Quão difundidos são os erros de ortografia/plágio? é outra pergunta que deve ser feita. O suposto plágio aparece numa pequena minoria dos artigos ou na maioria dos trabalhos?

É importante ressaltar que os acadêmicos mais produtivos e importantes correm maior risco no sistema atual porque quanto mais artigos e páginas escrever, maior será a probabilidade do autor ter perdido uma citação ou algumas aspas, e é muito mais provável que alguém o faça. 

O plágio é a maior ameaça para os estudiosos mais destacados e mais citados, porque se ninguém ler o seu trabalho e o autor não tiver um perfil público (nem for casado com uma pessoa importante), ninguém jamais perderá tempo para olhar .

Quanto mais impactante e importante for o trabalho, maior será a probabilidade dele ser analisado por plágio. Mas se foi publicado apenas uma dúzia de artigos de extensão modesta e os artigos não são particularmente impactantes ou altamente citados, o risco de um autor ter um grande número de casos de plágio e dele ser descoberto deve ser relativamente pequeno.

Se você pensar sobre para que foram criados os padrões de plágio, o objetivo era proteger os acadêmicos do roubo de sua propriedade intelectual. E proteger a propriedade intelectual é extremamente importante, pois é a força vital dos autores, compositores, investigadores, designers, arquitectos, artistas, empresas e, efetivamente, de todas as instituições modernas.

Curiosamente, embora a IA possa identificar o plágio, a própria IA é o plágio definitivo. Grandes modelos de linguagem são construídos intencionalmente a partir do trabalho de outros, já que os computadores não possuem conhecimento inato, pelo menos não ainda.

Como resultado da IA, todas as instituições de ensino superior terão de atualizar os seus padrões de plágio.

A boa notícia é que, provavelmente, nenhum artigo escrito por um membro do corpo docente após os acontecimentos da semana passada será publicado sem uma cuidadosa revisão da IA ​​em busca de plágio, o que, à luz dos acontecimentos recentes, tornou-se uma certeza.

Mas o que deve se fazer com os artigos escritos antes de hoje, que inevitavelmente serão reprovados em um teste de plágio de IA? A resposta será que existem diferentes tipos de plágio.


Algum plágio se deve à preguiça do autor. A preguiça não é uma boa desculpa para um docente, mas não parece ser crime. É mais um reflexo da competência e motivação do docente. 

Algum plágio surge por se ser humano, pelo menos antes dos sistemas de IA. Um membro efetivo do corpo docente com milhares de páginas de trabalhos publicados antes do lançamento dos sistemas de IA poderia(á) cometer alguns erros não intencionais. Quanto mais artigos publicar e quanto mais páginas tiverem, maior será a probabilidade de casos de plágio.

Outros tipos de plágio, no entanto, são muito mais perniciosos, como por exemplo, quando ideias importantes são roubadas intencionalmente sem atribuição. A pior forma de plágio seria o caso em que um autor roubasse propositadamente o trabalho de outra pessoa e o apresentasse como seu, e isso representasse uma parte importante do novo artigo. Presume-se que este tipo seja raro, mas é claramente um roubo total e deve ser tratado como tal.

Permanecem(rão), no entanto, muitas questões em aberto sobre o plágio.


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