Translate

14 janeiro 2024

Aumenta a decadência da imagem brasileira no exterior

A imagem brasileira perante os países democráticos, especialmente os ocidentais, EUA, Alemanha, França e Inglaterra, caminha para uma profunda e lamentável decadência, desde que o ex-presidiário assumiu o (des)governo. Tal percepção tem sido manifestada, inclusive, por pessoas que ocuparam cargos no primeiro escalão do governo, como os ex-ministros Celso Lafer, Rubens Ricupero e Ciro Gomes. Veja a seguir alguns exemplos.

Guerra Rússia x Ucrânia

Desde o o seu início, Lula se manifestou em ziguezague, muito incerta. Ele já deu cinco ou seis declarações, e o que se sustenta é que, no fundo, ele tem uma atitude benevolente em relação ao Putin, à Rússia. "Ninguém simpatiza com essa posição do Brasil em relação à Ucrânia", afirmou Ricupero ao Estadão.

“Uma tragédia humanitária acontecendo, uma guerra… Falando que cerveja é o remédio que ele recomenda para acabar com a guerra na Ucrânia. Veja que cenas patéticas de demagogia. […] Isso me causa mais do que vergonha alheia. Isso me causa náuseas”, afirmou Ciro Gomes em seu canal no Youtube.

Israel x Hamas

Neste caso, a posição de Lula também prejudicou a imagem do Brasil no exterior. Lula não reconheceu o Hamas como um grupo terrorista e declarou o apoio do Brasil (não dos brasileiros) ao pedido da África do Sul para condenar Israel por genocídio, através da Corte Internacional de Justiça. Ao contrário de Lula, diversos outros países, como os EUA e a Alemanha (veja aqui  têm se manifestado condenando a iniciativa da África do Sul. Aqui o que disse o ex-ministro Celso Lafer.

Venezuela

Na América do Sul, a decisão de Lula de "estender um tapete vermelho" para o ditador da Venezuela, Nicolás Maduro. "Lula depositou uma confiança em Nicolás Maduro quando, alguns meses atrás, ele fez uma reunião de presidentes em Brasília para refundar a Unasul [União de Nações Sul-Americanas].

"Lula seguramente queria mostrar que ele podia ter uma relação especial com a Venezuela e Maduro. Mas Maduro, ao criar esse problema grave com a Guiana, mostrou que Lula fez uma aposta errada, confiou numa pessoa que não merecia", complementou Ricupero.

Talvez em seu 3º mandato, como já escreveu Thomas Traumann, Lula sonhe em ser o novo Nelson Mandela e receber o prêmio Nobel da Paz: o líder político que vai preso, é solto e retorna ao poder de forma triunfante. 

Mas o fato é que, até agora, o balanço de incursões de Lula no exterior é que teve resultados fracassados. Sem contar a ambiguidade do brasileiro, que chegou a dizer que talvez a Ucrânia devesse ceder algum território para Rússia como forma de acabar com a guerra.




Um comentário:

  1. E imaginar que tivemos uma Diplomacia respeitada e querida no mundo todo. Já fomos chamados a resolvermos conflitos internacionais inúmeras vezes. Mas hoje... lamentável.

    ResponderExcluir