Translate

25 janeiro 2024

Conquista e uso do espaço voltam a ter manchetes diárias

Como na década de 60, neste momento a conquista e o uso do espaço têm sido bastante divulgados. Vejamos algumas dessas notícias.

Na última sexta-feira (19/01/2024), o Japão tornou-se o quinto país a pousar na Lua, através da sonda não tripulada SLIM - Módulo de Pouso Inteligente para Investigar a Lua, com cerca de 1,7 m de comprimento, 2,7 m de largura e 2,4 m de altura. Anteriormente já tinham pousado na Lua, EUA, Rússia, China e India.

Hoje (25) foram divulgadas as primeiras imagens obtidas pelo seu robô esférico ejetável, com cerca de 25 cm de diâmetro, o "habitante" da sonda, denominado Sora-Q.


                 

Também neste mês (jan/2024) está se comemorando o histórico pouso do helicóptero Ingenuity da NASA que fez seu último vôo em Marte. Depois de 72 voos incríveis, desse helicóptero notável que voou mais longe e mais alto do que jamais foi imaginado ser possível. É o que lembra este vídeo e suas respectivas imagens.



Em janeiro de 2004, os dois veículos espaciais robóticos americanos pousaram em Marte, com três semanas de intervalo. Juntos, eles provaram que água líquida já fluiu ali. O Spirit e o Opportunity reescreveram livros didáticos de ciências. Relembre o 20º aniversário de seu pouso no Planeta Vermelho.

Outro aparelho que diariamente está nas manchetes dos meios de comunicação é o telescópio James Webb. Ontem (24), o Webb mostrou a região H II na Grande Nuvem de Magalhães (LMC), uma galáxia satélite da nossa Via Láctea. A nebulosa, conhecida como N79, é uma região de hidrogênio atômico interestelar que é ionizado e foi capturada pelo Instrumento Mid-InfraRed (MIRI) do Webb. Mais informações sobre a N79 podem ser lidas na descrição do vídeo que foi divulgado no Youtube. Confira.


Nos anos mais recentes outra marca significativa da corrida espacial ocorreu com a chegada das empresas privadas ofertando diversos serviços. Dentre elas tem se destacado a SpaceX, do Elon Musk, que quase diariamente lança seus foguetes reaproveitáveis tipo Falcon, imagens abaixo, pondo em órbita satélites que estão compondo a rede (de satélites) denominada Starlink.

Da Califórnia, foguete Falcon 9 lança 22 satélites para a Starlink

Mas o Musk não está sozinho. No mesmo negócio Jeff Bezos (dono da Amazon) criou a Blue Origin que, dentre outros objetivos, está o de enviar turistas pagantes ao espaço, algo que mais de duas dezenas de pessoas já fizeram, incluindo Bezos, o co-âncora do “Good Morning America”, Michael Strahan, e o ator de “Star Trek”, William Shatner.

Um foguete New Shepard, da Blue Origin, foi lançado em 19/12/2023, com 33 cargas úteis de ciência e pesquisa – dispositivos tecnológicos para coleta de dados e experimentos no espaço – além de 38.000 cartões-postais do “Clube para o Futuro”, uma organização sem fins lucrativos.

O New Shepard atingiu sua altitude máxima em quatro minutos após o lançamento. O foguete pousou novamente sete minutos e 28 segundos após a decolagem.



Nenhum comentário:

Postar um comentário