Translate

05 março 2024

5 de março de 1953: data inesquecível do regime de terror e opressão soviético

Imagem do filme "The Death of Stalin"

Há fatos que precisam ser obrigatoriamente relembrados. É o caso do dia, 5 de março de 1953, a data em que o ditador soviético Joseph Stalin morreu.

Stalin, que governava a União Soviética, com mão de ferro desde 1920, instaurou um regime de terror e opressão que envolveu a perseguição política e expurgos terríveis. Instalou-se o comunismo, uma máquina de criar pobreza, fome e morte.

Considerando os expurgos e todas as medidas econômicas controversas que instaurou, estima-se em até 9 milhões o número de pessoas que morreram por ações e decisões diretas de Stalin. A repressão política, a censura, a tortura e os massacres ordenados por Stalin e Lenin superaram em muito as piores atrocidades cometidas pelos czares russos que eles substituíram. A Revolução Russa, por eles liderada, prometeu salvar a Rússia pela destruição do capitalismo: transformou-a num cemitério. 

 No dia 1º de março de 1953 Stalin sofreu um AVC, tendo sido encontrado no dia seguinte caído no seu quarto. O pânico se instaurou no seu círculo mais próximo de colaboradores que temiam tomar qualquer decisão sem o aval de Stalin. 

Por causa dessa indecisão, um médico só foi chamado muitas horas depois, com Stalin morrendo em 5 de março. 

Teve início uma brutal guerra interna pelo poder, com Nikita Khrushchev acabando por se destacar, assumindo o lugar de Stalin.



PS.: Nesta mesma data, 05/03/2013, morreu outro ditador, Hugo Chavez da Venezuela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário