Translate

23 março 2024

Lua está mais distante da Terra neste sábado

Quando a Lua está no apogeu, seu tamanho angular fica bem menor, assim como seu brilho se torna menos intenso

 

Neste sábado (23), a Lua atingiu o apogeu, que é o ponto mais distante da Terra em sua órbita atual ao redor do planeta. De acordo com o guia de observação astronômica InTheSky, o momento exato em que isso aconteceu foi às 12h44 (pelo horário de Brasília).

A distância da Lua em relação à Terra varia porque sua órbita não é perfeitamente circular – é ligeiramente oval, traçando um caminho conhecido por elipse. À medida que a Lua atravessa esse caminho elíptico ao redor do planeta a cada mês, sua distância varia 14%, entre 356.500 km no perigeu (aproximação máxima) e 406.700 km no apogeu.

Seu tamanho angular também varia pelo mesmo pequeno fator, entre 29,4 arcmin e 33,5 arcmin e seu brilho também muda, embora isso seja difícil de detectar na prática, uma vez que as fases da Lua mudam ao mesmo tempo. 

A imagem abaixo mostra esta variação no tamanho angular da Lua em escala. A mudança é tão pequena que é virtualmente impossível perceber, exceto comparando fotografias:

Um comentário:

  1. Impressionante as medidas astronômicas. Aproximadamente 50.000 km de variação. E aos nossos olhos inocentes de ama(dores) a única sensação é ao "nascer" da lua que os amantes românticos ou não a veem enorme e linda (assim como eu a vejo).

    ResponderExcluir