Translate

20 março 2024

Marchas pela democracia

O Dia de São José é comemorado anualmente em 19 de março. Esta é uma data religiosa que celebra a figura do "pai terreno" de Jesus Cristo e esposo de Maria, mãe de Cristo. É um dos santos mais venerados pela Igreja Católica em todo o mundo.

Também nesta data (19/03), no Brasil, dado o seu atual momento político, forçosamente nos obriga a lembrar e a comemorar os 60 anos do início dos atos que defenderam a nossa democracia nas ruas e que resultaram no impedimento da instalação de uma ditadura comunista no País.

Estamos falando da grande mobilização, denominada Marcha da Família com Deus pela Liberdade, que demonstrou a força da organização popular e a união do povo brasileiro na luta pela democracia.

A primeira marcha ocorreu em São Paulo, e nela compareceram mais de 500 mil pessoas que se reuniram na Praça da República e tomaram o rumo da Praça da Sé, onde foi rezada uma missa “pela salvação da democracia”.


Manifestação em São Paulo - 19 de março de 1964

Não parou por aí. Em 21 de março foram também realizadas marchas em Araraquara e Assis. No dia 25, mais de 80 mil pessoas marcharam em Santos; no dia 28 os moradores de Itapetininga realizaram sua marcha e, no dia 29, ocorreu marchas em Atibaia, Ipauçu e Tatuí.


Manifestação em Santos-SP, 25 de março de1964



A enorme mobilização popular foi seguida pela movimentação de tropas e, em 31 de março, João  Goulart e Leonel Brizola fogem do país, refugiando-se no Uruguai. O Congresso Nacional declara a presidência vaga e destitui legalmente o mandatário ausente, assumindo interinamente o Presidente da Câmara dos Deputados, deputado Ranieri Mazzilli.

Em 2 de abril de 1964, um (1) milhão de pessoas lotaram as Ruas do Rio de Janeiro, na chamada Marcha da Vitória.


Marcha da Vitória, no Rio de Janeiro, 2 de abril de 1964 

Um milhão de pessoas comemoram a queda do governo comunista de João Goulart


Foram, ao todo, 49 marchas - entre 19 de março e 8 de junho de 1964 - algo somente superado pelas jornadas de junho de 2013 e mobilizações pelo impeachment da comunista Dilma e de apoio a Bolsonaro, nos anos seguintes.

A democracia no Brasil, portanto, sempre se fez e se fará pelo Povo.





Nenhum comentário:

Postar um comentário