Translate

10 março 2024

A inteligência e a experiência humana são insubstituíveis

Embora as ferramentas da IA generativa possam produzir resultados extraordinários, elas não podem substituir a inteligência e a experiência humana. Isto se aplica(rá), sem exceção, em todas as áreas que já utilizam ou que irão utilizar tais ferramentas.

Como um exemplo, pode ser citada a indústria que passou a conviver com o design assistido por computador (CAD) e avanços posteriores, como a impressão 3-D e a realidade aumentada e virtual. Embora os métodos para projetar produtos físicos tenham mudado, continuam sendo necessários especialistas em design para garantir o uso significativo da tecnologia e entrega de valor comercial.

E assim a vida continuará. Continuando com o exemplo do design industrial, o especialista que realiza pesquisas de consumo muitas vezes descobre insights importantes que inspiram escolhas cruciais de design. A sua habilidade em identificar os melhores conceitos a partir de dezenas de imagens geradas por IA – avaliando os resultados com foco na estética e na capacidade de fabricação e manipulando imagens com base na pesquisa do usuário e em seu senso de design – continuará sendo crucial para fornecer um design final que irá repercutir nos usuários.

Como em todas as revoluções promovidas pelo desenvolvimento tecnológico e implantadas ao longo da história, o impacto significativo da utilização da IA está no ganho de produtividade.

Quando tais ferramentas são usadas ​​corretamente durante todo o ciclo de vida de desenvolvimento do produto, se estima uma redução de mais de 70% nos tempos do ciclo de desenvolvimento do produto, proporcionando às equipes a oportunidade de passar mais tempo conduzindo testes de consumo, refinando projetos, avaliando fornecedores e otimizando projetos para capacidade de fabricação e sustentabilidade. 

Portanto, essas ferramentas e processos são, em última análise, um veículo para o crescimento e a inovação, permitindo um desenvolvimento mais rápido de produtos muito melhores.

Com elas também se inaugura uma nova era de criatividade e produtividade em todo o ciclo de vida do design do produto. Contudo, isso não dispensa que os líderes de P&D de produtos terão que estar preparados para as limitações da tecnologia.

Pois, embora os resultados da tecnologia possam ser deslumbrantes, a sua capacidade de criar valor empresarial só se tornará possível quando combinada com mãos qualificadas e olhos perspicazes de especialistas em design.

É assim para o design e é também para todas as demais áreas, sem exceção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário