Translate

15 março 2024

Vale Tudo

Há 26 anos, em 15 de março de 1998, às 13:03 h, falecia o cantor, músico, compositor, produtor musical e empresário fluminense Tim Maia. Ele tinha 55 anos.

Contudo, seu grito de guerra ainda ecoa nas festas brasileiras de todas as gerações e classes sociais, onde sua música se tornou sinônimo de alegria e romance.

"Mais grave! Mais agudo! Mais eco!, Mias retorno! Mais tudo! "

Tim nasceu e cresceu na cidade do Rio de Janeiro, onde, durante a juventude, conviveu com Jorge Ben e Erasmo Carlos. Em 1957, fundou o grupo The Sputniks, no qual cantou junto a Roberto Carlos. Em 1959, emigrou para os Estados Unidos, onde teve seus primeiros contatos com o soul, vindo a ser preso e deportado por roubo e porte de drogas. Em 1970, gravou seu primeiro álbum, intitulado Tim Maia, que, rapidamente, tornou-se um sucesso com músicas como "Vale Tudo", "Descobridores dos Sete Mares", "Do Leme ao Pontal", Azul Da Cor Do Mar", "Primavera", ...


Tim Maia foi responsável pela introdução dos gêneros soul e funk na música popular brasileira e reconhecido como um dos maiores ícones da música no Brasil. Suas músicas eram marcadas pela rouquidão de sua voz, sempre grave e carregada, conquistando grande vendagem e consagrando muitos sucessos. 

A revista Rolling Stone Brasil classificou Tim Maia como o maior cantor brasileiro de todos os tempos, e também como o 9º maior artista da música brasileira.


Um comentário:

  1. Tim era único com sua voz inconfundível, realmente o maior cantor brasileiro. Muito inteligente e talentoso, como diz Nelson Mota, Tim era exagerado em tudo, na voz, no talento, nas drogas, na criatividade e na forma de viver.

    ResponderExcluir