Translate

31 maio 2024

Um olhar microscópio nas MPMEs: as oportunidades para o Brasil

O McKinsey Global Institute agregou um rico conjunto de dados de micro, pequenas e médias empresas (MPMEs) e de grandes empresas em 12 setores, 68 subsetores de nível dois e mais de 200 subsetores de nível três para 16 países que representam mais de metade do PIB global.

O ano para o qual os dados são representados é 2019. As microempresas têm <10 funcionários, as pequenas empresas têm de 10–49 funcionários, as médias empresas têm de  50–249 funcionários e as grandes empresas têm ≥ 250 funcionários. A análise exclui os seguintes setores devido a dados inconsistentes: agricultura, finanças, atividades de seguros, imobiliário, administração pública e defesa, educação, saúde humana e serviço social, artes e entretenimento, atividades domésticas, e atividades de organizações extraterritoriais.

As apresentações visuais resumem as conclusões dos 16 países da pesquisa, representando diferentes níveis de rendimento. No grupo (listado pelo PIB per capita em 2021 em termos de paridade de poder de compra) estão dez economias avançadas: Estados Unidos, Alemanha, Austrália, Reino Unido, Itália, Israel, Japão, Espanha, Polónia e Portugal; e seis economias emergentes: México, Brasil, Indonésia, Índia, Nigéria e Quénia. Mostra-se a seguir os resultados do Brasil.

As MPMEs no Brasil contribuem com 47% para o valor agregado e 63% para emprego em comparação com 49% e 77%, respectivamente, com outros países de economias emergentes e desempenham um papel significativo papel no comércio e na construção.



Participação das MPMEs no valor agregado empresarial e no emprego por setor, %




Papel das MPMEs nos negócios dinamismo, participação do público empresas com >$ 1,4 bilhão capitalização de mercado em 2022 que eram MPMEs em algum momento desde 2000, %







Produtividade de grandes empresas vs MPMEs, indexada (100 = produtividade média simples entre países para cada subsetor



Nenhum comentário:

Postar um comentário