Translate

20 agosto 2024

Metamorfose ambulante


Em uma nota, o ex-presidente do STF Nelson Jobim manifestou solidariedade ao ministro Alexandre de Moraes, nesta terça-feira, 20.

Conforme Jobim, “as complexas circunstâncias enfrentadas pela sociedade brasileira exigiram e exigem a tomada de medidas céleres e assertivas para atenuar ou mesmo inibir conflitos, ou a expansão inapropriada de confrontos, sempre nos termos do Estado Democrático de Direito e com observância das regras do devido processo legal”.

Crítica de Nelson Jobim a Moraes

Há uma semana, Jobim criticou Moraes, em entrevista à CNN Brasil. Interpelado sobre a conduta do juiz do STF na condução de inquéritos no STF, o ex-presidente do STF afirmou que os métodos do colega são próximos aos da Lava Jato  



Leia a nota completa do ex-presidente do STF

“Afirmo minha solidariedade ao ministro Alexandre de Moraes, alvo de críticas por sua atuação no TSE e no STF.

As complexas circunstâncias enfrentadas pela sociedade brasileira exigiram e exigem a tomada de medidas céleres e assertivas para atenuar ou mesmo inibir conflitos, ou a expansão inapropriada de confrontos, sempre nos termos do estado democrático de direito e com observância das regras do devido processo legal.

É neste cenário que o ministro Alexandre de Moraes desempenhou de forma legítima e com a seriedade que lhe é peculiar e que tive a oportunidade de ver, em primeira mão, quando juntos integramos a primeira composição do CNJ. Suas atitudes, pautadas pelo rigor, comprovaram-se valorosas na manutenção do Estado de Direito no Brasil.

Aliás, em certas oportunidades, minhas opiniões pessoais, exclusivamente, sobre fatos, que tem por objetivo refinar a análise e o progresso de nossa sociedade, são retiradas do contexto em que foram expressas, motivando uma ideia diversa daquela que transmiti.

O Supremo Tribunal Federal, instituição da qual fui membro e presidente, é indispensável a defesa das liberdades democráticas e do Estado de Direito. As críticas impróprias à Corte ou aos seus membros só aproveita aos irresponsáveis,

Um comentário:

  1. A que situação chegamos. Quem deveria disciplinar, age assim, avalie quem não se arvora ter compromisso nenhum.

    ResponderExcluir