Translate

22 junho 2024

Modelos econômico e político defendidos por Lula


Na década de 50, Cuba era o maior produtor mundial de açúcar. Quando Fidel Castro nacionalizou o setor, a produção caiu. Hoje Cuba importa açúcar. O maior inimigo de Cuba é a sua economia estatal, que destruiu a URSS e os seus satélites. A China e o Vietnam optaram pela economia de mercado na década de 70.

Sobre a Venezuela, há menos de um mês (27/05/2024), uma reportagem do El País divulgou que a antiga potência energética que fornecia combustível a quase todo o Ocidente, está mais uma vez sem gasolina.


Nela se ler que os inconvenientes não são sentidos em Caracas, mas são generalizados em vários entes federais do interior do país, principalmente nas cidades do oeste. A produção agrícola tem uma das suas clássicas dores de cabeça neste fracasso crônico. 

As causas revelam as graves deficiências da estatal Petróleos de Venezuela (PDVSA) na manutenção das suas refinarias e na gestão de pessoal pouco qualificado e na corrupção. Atualmente, a média  de produção é de pouco mais de 800 mil barris por dia, longe da média histórica, perto de três milhões. Antes do chavismo, a empresa era capaz de cuidar sozinha da cadeia produtiva: exploração, produção, refino e exportação do petróleo nacional e seus derivados.

A vizinha Guiana está atualmente atraindo investimentos milionários de empresas petrolíferas multinacionais que a ditadura venezuelana tem convidado há anos a investir. Mas, ao mesmo tempo, afugenta-o com procedimentos hostis contra o capital privado, informa Rafael Quirós, economista focado na indústria e acadêmico da Universidade Central da Venezuela.

Vários fatores conjugam-se na crise produtiva da PDVSA: a sobrepolitização dos seus objetivos, o aumento da sua folha de pagamento, a corrupção excessiva e a incorporação de outras empresas para além do petróleo. Como no Brasil com a volta de pernogens à cena do crime, como disse certa vez o atual vice-presidente.

Brasil

Ganhou destaque noticioso durante a semana que está se encerrando a posse da nova presidente da Petrobras com a presença e Lula. As notícias não foram auspiciosas, inclusive com afirmações do retorno do modelo dos governos anteriores do PT que resultaram no Petrolão.


E como já se disse acima, não se trata apenas do modelo. Este está trazendo as mesmas pessoas à cena do crime. É o que nos diz esse vídeo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário