Translate

31 agosto 2021

DESEMPREGO CAI NO SEGUNDO TRIMESTRE E CONFIANÇA DO EMPRESARIADO SOBE PELO QUINTO MÊS CONSECUTIVO

Os números apareceram na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua, divulgada nesta terça-feira, 31, realizada pelo IBGE. A taxa de desemprego no país caiu para 14,1%. Houve uma redução de 0,6 ponto percentual sobre a proporção nos primeiros três meses do ano. De acordo com o estudo, a quantidade de trabalhadores ocupados avançou 2,1 milhões (2,5%), atingindo 87,8 milhões.

“O crescimento da ocupação ocorreu em várias formas de trabalho”, afirmou em nota Adriana Beringuy, analista da pesquisa do IBGE. “Até então, vínhamos observando aumentos no trabalho por conta própria e no emprego sem carteira assinada, mas pouca movimentação do emprego com carteira. No segundo trimestre, porém, houve um movimento positivo, com crescimento de 618 mil pessoas a mais no contingente de empregados com carteira.” O número de pessoas que deixaram de procurar emprego reduziu para 5,6 milhões, uma queda de 6,5%.

Confiança do empresariado sobe pelo quinto mês consecutivo

Os dados foram divulgados pela FGV, também nesta terça-feira, 31, e mostraram que o Índice de Confiança Empresarial (ICE) subiu 0,5 ponto em agosto, alcançando 102,4 pontos. Trata-se da quinta alta mensal consecutiva do indicador e o maior nível desde junho de 2013O ICE reúne os índices de confiança de quatro segmentos da economia: indústria, serviços, comércio e construção.

Balança comercial

A balança comercial obteve um superavit comercial de US$ 7,4 bilhões em agosto. No ano o resultado é positivo em US$ 52,033 bilhões, valor 45,7% maior que no mesmo período de 2020.

Nenhum comentário:

Postar um comentário