Translate

19 março 2025

Hugo Motta, presidente da Câmara, diz que o Brasil não tem presos e nem exilados políticos

 



“Nos últimos 40 anos, não vivemos mais as mazelas do período em que o Brasil não era democrático, não tivemos jornais censurados, nem vozes caladas à força, não tivemos perseguições políticas, nem presos, nem exilados políticos. Não tivemos crimes de opinião ou usurpação de garantias constitucionais. Não mais, nunca mais”.

    Ele acaba de fazer essa declaração, no aniversário de 40 anos da transição brasileira para a "democracia", marcada pela posse de Sarney. Hugo Motta, creio que, propositadamente, de forma ridícula, não quis citar as razões que levaram os militares a evitarem, em 31 de março de 1964, a implantação no País de uma ditadura do proletariado nos modelos adotados na URSS, China, Cuba, ... e os crimes posteriormente praticados pelos comunistas que aqui permaneceram.

    Da mesma forma não quis revelar os atos da atual ditadura judicial implantada nos últimos anos no País, que já somam mais de 2 mil pessoas entre presos, exilados e até mortos. Segue abaixo um brevíssimo resumo de arbitrariedades promovidas nos últimos anos, elaborado por Leandro Ruschel, residente nos EUA.

1. Jornais censurados: o portal Terça Livre, que chegou a ter audiência maior que a Globo News na internet, foi empastelado pelo regime. Dezenas de pequenos portais, todos de viés conservador, foram alvo de investigações e censura.

2. Vozes caladas à força: centenas de perfis foram bloqueados, o que representa censura prévia, e milhares de manifestações, censuradas. O auge ocorreu durante as últimas eleições, quando se chegou ao ponto de censurar previamente um documentário, sem sequer conhecer seu conteúdo exato.

3. Perseguidos políticos, presos e exilados: há dezenas de casos de parlamentares censurados — um deles foi preso por suas palavras. Vários são investigados e tornaram-se réus, inclusive por discursos feitos na tribuna da Câmara e do Senado. Há diversos exilados políticos em países como Argentina, Espanha e Estados Unidos. O deputado mais votado da história acaba de anunciar que busca asilo político nos EUA.

Centenas de brasileiros foram condenados a penas severas por uma manifestação política, em processos sumários, sem direito a dupla jurisdição e com acesso limitado à defesa.

Um desses presos morreu na cadeia, mesmo após o Ministério Público pedir sua soltura, devido às suas péssimas condições de saúde.

    Há muito mais o que você precisa saber sobre isso e outros fatos correlatos. Neste vídeo, estão compiladas muitas dessas informações.

    E não fica por aí. Atos praticados juntamente com outras pessoas do Estado se tornaram manchete nesta quinta-feira, 20/03/2025. 

A matéria completa está acessível através deste link.


Um comentário:

  1. Estou estarrecida. Não posso avaliar esta fala senão pelo entendimento de que estamos perante um mal caráter.

    ResponderExcluir