Translate

11 outubro 2021

Bons ventos: General Electric, de novo, nos traz boas notícias

A GE foi fundada por Thomas Edison em 1878 com o nome de Edison Electric Light Company e, de lá para cá, tem proporcionado ao mundo inúmeras criações/invenções tecnológicas para o bem econômico e social da humanidade.

Um ano depois de criada, em Nova Jersey (EUA), Edison inventa a primeira lâmpada incandescente com filamento de carbono comercialmente viável. Ainda em 1879, Edison e sua equipe desenvolvem o primeiro dínamo, capaz de fornecer energia elétrica para um bairro inteiro.

Em 1882 Thomas Edison lança seu primeiro negócio de energia e constrói a primeira Central de Energia dos Estados Unidos, em Nova York (EUA), com o nome de Edison Electric Illuminating Company.

Em 1892, já nas mãos de J. P. Morgan, principal patrocinador/investidor de Thomas Edison, nasce a General Electric Company a partir da fusão entre a Edison General Electric Company e a Thomson-Houston Company.

Ao longo de toda a história da GE, encontrada em diversas fontes, sabe-se que a amplitude de sua atuação foi expandida para vários setores industriais e doméstico: distribuição elétrica, motores de aviação, plásticos, eletrodomésticos, e por ai vai. A lista é enorme e uma das melhores fontes para se conhecer toda a sua história é a leitura do livro de um de seus maiores executivos em todos os tempos. Leia, "Jack definitivo, segredos do executivo do século", uma biografia escrita pelo próprio Jack Welch, publicada em 2001 pela editora Campus.

A boa notícia de agora

Esta nos chegou ao conhecimento através da matéria publicada neste fim de semana, 09/10, por Flavia Marinho, em Energia Renovável, acessível neste link e republicada a seguir, com os ajustes necessários a edição/formatação exigida por esta plataforma (Blogger-Google). Boa leitura.

A GE Renewable Energy, subsidiária da gigante General Electric, revelou as conquistas da Haliade-X, a maior turbina eólica do mundo, que em 2019 foi capaz de gerar 12 MW, com o protótipo instalado provisoriamente em Roterdã. Dois anos depois, eles conseguiram pulverizar esse recorde atingindo 14 MW. A poderosa turbina será lançada neste ano 2021 e envolveu investimentos de 400 milhões de dólares!

Vincent Schellings, Diretor de Tecnologia da GE Renewable Energy Offshore Wind, disse: “Temos o prazer de anunciar que o protótipo Haliade-X é a primeira turbina do setor a rodar com sucesso a 14 MW. Quando encomendamos nosso protótipo Haliade-X pela primeira vez, em novembro de 2019, com 12 MW, demos um grande salto na indústria. Nos últimos dois anos aprendemos muito sobre operar e otimizar o desempenho da nossa plataforma Haliade-X, permitindo-nos aumentar a plataforma para 14 MW, hoje”. Assista o vídeo aqui e veja o funcionamento do protótipo da Haliade-X – a maior e mais poderosa turbina eólica do mundo da GE Renewable Energy.

A GE Renewable Energy está comprometida em viabilizar a transição energética. Como parte dessa responsabilidade, o negócio está focado em fornecer e manter uma frota global de ativos de energia renovável, ajudando a reduzir o custo da energia renovável, garantindo a resiliência, eficiência e confiabilidade da rede e fazendo com que a energia renovável funcione de forma mais despachada.

De acordo com a GE Renewable Energy, esta nova versão do Haliade-X, tem 107 metros de comprimento e 260 metros de altura. Com seu tamanho e levando em conta as condições ambientais, eles calculam que a turbina tem potencial para produzir até 74 GWh de energia, a cada ano.

Nas métricas da empresa, eles esperam economizar cerca de 52.000 toneladas de CO2 por ano. Isso equivale às emissões de 11.000 veículos a combustão em um ano. 

Por que o esforço para tornar as turbinas maiores e mais poderosas? Significa ter que instalar menos turbinas em cada parque eólico se cada uma delas gerar mais energia. Isso significa, de certa forma, uma economia nos custos de instalação.

2 comentários:

  1. Ilhas de energia no Mar do Norte em substituição aos campos de petróleo e gás.
    A empresa britânica National Grid revelou que está em negociações com outras duas partes sobre a construção de uma “ilha de energia” no Mar do Norte que usaria parques eólicos para fornecer eletricidade limpa a milhões de residências no noroeste da Europa. A National Grid é um grande desenvolvedor de cabos de longa distância na região. https://bit.ly/3v6qx2Q

    ResponderExcluir
  2. O seu comentário aqui sobre "ilhas" de energia é uma pergunta que eu tenho faz tempo.
    Por que não utilizar o mar como campo de torres de energia eólica.
    Logicamente que parte da resposta eu sei, devido às condições climáticas, óbvio. Todavia inúmeros outros mares possuem condições favoráveis e ventos idem.

    ResponderExcluir