Translate

09 outubro 2021

BOLSONARO ANUNCIA MAIS INVESTIMENTOS EM C&T

 

Durante a tarde desta sexta-feira (8/10), o Presidente Jair Bolsonaro cumpriu mais uma promessa de sua campanha eleitoral: a utilização mais intensiva do nióbio em vários setores. Em seu Plano de Governo, apresentado em 2018, durante a campanha eleitoral, explicitamente encontramos:

"O Brasil deverá ser um centro mundial de pesquisa e desenvolvimento em grafeno e nióbio, gerando novas aplicações e produtos."

Nesse sentido esteve presente na cerimônia de abertura da 1ª Feira Brasileira do Nióbio, em Campinas, São Paulo. O evento também marcou a inauguração de novas instalações do Centro Nacional de Pesquisa em Energias e Materiais do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (CNPEM/MCTI).

A edição inaugural da feira tem o intuito de contribuir para o posicionamento brasileiro no cenário mundial como uma referência na produção, caracterização e aplicação do nióbio. Dificilmente encontrado no resto do planeta, mas em abundância no Brasil, o mineral tem aplicações cada vez mais importantes na indústria global e já pode ser utilizado nos setores automobilístico, de saúde e até mesmo na indústria aeroespacial.

Ao citar as várias aplicações do nióbio, o Presidente Jair Bolsonaro defendeu os investimentos como fundamentais para o desenvolvimento brasileiro: "Quanto mais tecnologia, mais certeza de sermos um país de sucesso no futuro. O Brasil tem tudo para ser uma grande nação e vamos chegar lá".

Avanço no Sirius

Ainda em Campinas, as autoridades descerraram a placa alusiva à inauguração das novas instalações do Laboratório Nacional de Nanotecnologia (LNNano), que integra o Centro de Pesquisa do MCTI. As estruturas serão dedicadas à pesquisa de nanodispositivos e nanossistemas que possibilitam desenvolvimento nas áreas da saúde, meio ambiente, agricultura e tecnologia.

Foram entregues também cinco novas linhas de luz no Sirius, acelerador de partículas brasileiro de última geração. A tecnologia passará a contar com seis estações de pesquisa que vão contribuir com estudos de ponta em diversas áreas do conhecimento.

Investimento em jovens pesquisadores





Bolsonaro também vem cumprindo sua promessa de investimentos em jovens para o futuro. Nessa direção foi lançada mais uma chamada destinada à concessão de bolsas no país e no exterior para jovens pesquisadores. Um investimento estimado em R$ 165 milhões. A este valor, como diz o próprio anúncio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, na imagem abaixo, ainda no mês de outubro devem ser lançadas três novas chamadas.

























































Nenhum comentário:

Postar um comentário