Translate

09 outubro 2021

Vencedora do Nobel da Paz diz que Facebook é uma ameaça à democracia

vencedora do Prêmio Nobel da Paz, Maria Ressa, ao criticar o Facebook disse que a plataforma é uma ameaça à democracia. A gigante da mídia social falha em proteger seus usuários contra a disseminação do ódio e a desinformação, além de ser “tendencioso contra os fatos”.

A jornalista chefe do site de notícias filipino Rappler disse à Reuters, em uma entrevista após ganhar o prêmio, que os algoritmos do Facebook “priorizam a propagação de mentiras ligadas à raiva e ao ódio sobre os fatos”.

“Se você não tem fatos, não pode ter verdades, não pode ter confiança. Se você não tem nenhuma delas, você não tem uma democracia”, disse ela. “Além disso, se você não tem fatos, você não tem uma realidade compartilhada, então você não pode resolver os problemas existenciais do clima ou o coronavírus”.

Seus comentários somam-se à pilha de pressões recentes contra o Facebook, utilizado por mais de 3 bilhões de pessoas, após uma ex-funcionária acusar a empresa de colocar o lucro acima da necessidade de refrear o discurso do ódio e a desinformação. O Facebook nega qualquer ato ilícito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário