Translate

05 julho 2023

Silvia Waiãpi - discurso histórico no Senado Federal

Histórico o discurso da Deputada Federal Silvia Waiãpi na CPI das ONGs. A Deputada criticou as políticas de isolamento contra indígenas e elogiou os colonizadores portugueses que chegaram ao Brasil em 1500. Quem lucra com isso? perguntou Waiãpi.

Anteriormente, em programas de TV, ela já tinha afirmado: 

"Eu passei a minha infância inteira puxando a saia das professoras e pedindo, por favor, para eu hastear aquela bandeira [do Brasil], mas ninguém deixava. Só as crianças brancas e não índias podiam."

"Eu tenho muito orgulho de ser brasileira. Meu maior orgulho é ser indígena, é ser mulher, poder erguer minha cabeça todos os dias e ir trabalhar e acreditar que vou salvar o Brasil." 

 

Senado Federal, CPI das ONGs, 27/06/2023


Waiãpi defende a integração dos índios à sociedade formal, sobretudo por meio da continuidade dos estudos.

Recomendo fortemente a leitura de sua trajetória de vida, exemplo singular para qualquer brasileiro. Disponível aqui

2 comentários:

  1. Mulher valorosa

    ResponderExcluir
  2. Disse tudo que há para falar. Preservar cultura é registrar conhecimentos, hábitos e tradições, e não viver eternamente numa mesma época.

    ResponderExcluir