Donald Trump descreveu como um "Projeto Manhattan" as responsabilidades da nova comissão criada por ele para cortar drasticamente regulamentações, cortar funcionários e "reestruturar" agências federais. Para comandá-la Trump está nomeando os executivos de negócios Elon Musk e Vivek Ramaswamy.
Em uma declaração, Trump disse que seu aliado bilionário e seu antigo rival republicano nas primárias liderarão o Departamento de Eficiência Governamental, uma ideia defendida por Musk. Trump disse que o departamento operaria fora do governo para impulsionar "mudanças drásticas", ao mesmo tempo em que fazia parceria com a Casa Branca e seu escritório de orçamento para fornecer recomendações para cortar regulamentações, cortar funcionários e reformar as operações federais.
Musk adotou o apelido “DOGE” para a comissão, uma referência a uma criptomoeda baseada em memes que ele também apregoou. A sigla da comissão compartilha um nome com uma criptomoeda chamada dogecoin associada a Musk. A moeda recebeu o nome de um meme da internet popular em meados da década de 2010 que consistia em uma imagem de um cachorro Shiba Inu emparelhado com frases gramaticalmente incorretas, como "muito excitante, muito uau".Os gastos federais são controlados pelo Congresso e pela Casa Branca. Contudo, os republicanos estão quase prontos para controlar a Câmara, o Senado e a Casa Branca, portanto, terão a oportunidade e possibilidade de implementar as propostas da comissão — potencialmente desencadeando grandes repercussões para o governo dos EUA e milhões de funcionários federais.
“Temos um quarto ramo do governo — o estado administrativo — que nossos Pais Fundadores não previram”, disse Ramaswamy, um ex-executivo farmacêutico que concorreu à presidência no início deste ano, em uma entrevista. “Remover o excesso de burocracia será bom para nossa economia e para nosso espírito nacional.”
Trump disse que o trabalho da comissão deve ser concluído “no máximo” até 4 de julho de 2026 — aniversário de 250 anos da independência dos EUA e não muito antes das próximas eleições de meio de mandato.
Durante a campanha eleitoral, Musk pediu que a comissão encontrasse US$ 2 trilhões em cortes no orçamento federal — uma quantia muito maior do que os orçamentos dos Departamentos de Defesa, Educação e Segurança Interna combinados.
Como líder empresarial, Musk é conhecido por sua disposição em fazer mudanças agressivas, incluindo o corte de mais de 75% da equipe do Twitter logo após a compra da empresa.
“Esses dois americanos maravilhosos abrirão caminho para que minha administração desmantele a burocracia governamental, corte regulamentações excessivas, corte gastos desnecessários e reestruture agências federais”, disse Trump no anúncio.
A Constituição dá ao Congresso autoridade sobre impostos e gastos, o que significa que quaisquer mudanças no orçamento federal recomendadas pela comissão de Musk teriam que ser aprovadas pela Câmara e pelo Senado. A equipe de Trump explorou novas teorias legais para mudar de forma independente a lei de gastos federais, embora essas ideias enfrentassem objeções legais se fossem perseguidas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário