Translate

02 novembro 2024

Sinais dos tempos

Deploráveis certas imagens, uma delas aqui, que mostram nazistas queimando livros no início dos anos 30 (1933 ...).


Isso só foi possível pela tomada do poder pelo comunismo de tipo leninista e pelo nazismo tipo hitlerista," afirma o historiador Alain Besançon (A Infelicidade do Século).

Infelizmente, isto não é passado. Em pleno século XXI tais procedimentos ainda existem nos países COMUNISTAS. Por exemplo, em CUBA. Além dos livros que foram/continuam sendo destruídos, os respectivos autores também ficaram proibidos de pisarem em solo cubano.


No Brasil, o jornalista Fernando Mesquita nos questiona se a decisão do comunista Flávio Dino é sinais dos tempos ou censura mascarada. Sem dúvida é sinais dos tempos. Existem vários outros sinais da mesma vibe - comunismo - em curso no Brasil.

Nesse sentido, Besançon nos diz também que ainda que inimigos e originários de histórias diferentes, os dois regimes (nazismo e comunismo) têm traços em comum. Eles se colocaram com o objetivo de chegar a uma sociedade perfeita, destruindo os elementos negativos que se opusessem a ela. Eles pretendiam ser filantrópicos, pois queriam, um deles, o bem de toda a humanidade, o outro o do povo alemão. Mas o que os aproxima mais é que ambos se deram ao direito - e mesmo dever - de prender e matar, e o fizeram com métodos que se assemelham.

"O livro negro do comunismo" (Stephanie Courtois et al.,1999), ousou calcular a soma de mortos que era possível atribuir-se ao comunismo. Uma cifra de 85 a 100 milhões, sem que tenham sido seriamente contestadas. No caso do nazismo, estima-se em cerca de 20 milhões, os civis e soldados desarmados mortos pelo regime.

No Brasil, nenhum brasileiro, e muita gente no resto do mundo também, tem mais dúvida de que o nosso País vive sob uma ditadura, inclusive já dispondo de exemplos de casos similares (censura, prisão e morte) aos verificados e comprovados em países dos regimes citados.



Um comentário:

  1. Ditadura sim, já estamos vivendo, e a cada dia surge ideias de domínio do governo que diz ter prazer de ser comunista. Observe que a maioria dos acontecimentos recentes, estão na carta do foro de São Paulo.

    ResponderExcluir