Translate

03 dezembro 2021

O TESTE DA PAULISTA

Avenida Paulista

Jair Bolsonaro já avisou que topa. Lula, como sempre, faz de conta que não é com ele


Augusto Nunes, em artigo na Revista Oeste, nos diz que a única fórmula confiável para se descobrir como está no retrato algum candidato é o Teste da Paulista. 

No dia e na hora escolhidos por ele próprio, e ignorados pelo resto do mundo, o alvo da avaliação aparece sozinho numa esquina e começa a caminhar pela principal avenida da maior cidade do país. A reação física da plateia ao identificar a figura, a contagem em decibéis de apupos ou aplausos e a distância que o candidato conseguir percorrer sem gritar por socorro dirão o que o povo acha do candidato. É ótimo, bom, regular, ruim ou péssimo? Tem chances de vencer a próxima eleição ou é melhor aposentar-se enquanto goza de boa saúde? 

Esse método tão singelo quanto infalível ocorreu-me em 1989, disse Augusto, e nasceu com o nome de Teste do Viaduto do Chá. Fernando Collor foi o único que aceitou a sugestão. Nas eleições seguintes, nenhum candidato respondeu ao convite. 

Agora, Jair Bolsonaro já avisou que topa. Lula, como sempre, faz de conta que não é com ele.

Caso fosse submetido ao Teste da Paulista, como se sairia o homem que o PT promoveu a maior líder popular surgido no País do Carnaval desde a chegada das primeiras caravelas? 

Lula não conversa com jornalistas independentes desde novembro de 2005, quando protagonizou um fiasco de bom tamanho no programa Roda Viva, em que foi interpelado por alguns entrevistadores sobre a história muito mal contada do escandaloso Mensalão. 

E deixou de dar as caras na rua sem esquema de segurança desde a devassa, consumada pela Operação Lava Jato, do colosso de bandalheiras que o transformou no primeiro presidente da República condenado em duas instâncias pelos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro.

Não há motivos, portanto, para a vida de ermitão que o mantém enfurnado no apartamento em São Bernardo, ou escondido no Instituto Lula, ou cochichando com devotos em hotéis de Brasília. 

Pensando bem, Lula prova que não perdeu de todo o juízo ao rejeitar o Teste da Paulista. É improvável que consiga caminhar 5 metros sem começar a ouvir a reprise miniaturizada de uma vaia que recebeu no Maracanã.

Fonte: Revista Oeste "LULA INVENTOU O IMPOSTOUR" - Augusto Nunes - 19 NOV 2021.

Nenhum comentário:

Postar um comentário