Estamos no ocaso de 2021, um ano de muitas dificuldades e saudades para muitos que perderam seus entes queridos. Não é trivial, mas a continuidade na busca por um Brasil vitorioso deve continuar. Otimismo é um energético para isso.
Apesar dos muitos efeitos nocivos trazidos ao Brasil, e ao mundo em geral, pela pandemia provocada pelo vírus chinês nos últimos dois anos, nesta passagem de ano, 2021 > 2022, já se pode encontrar otimismo em sua população.
Esse otimismo é decorrente, principalmente, da não tergiversação do governo em tomar as medidas necessárias para enfrentar todas as adversidades surgidas no período, apesar das ações em sentido contrário de seus opositores, principalmente do STF e dos ressuscitados das prisões e/ou descondenações por corrupção ao longo dos anos de governos do PT.
Nasceu um novo Brasil
Pois então, apesar dessas adversidades o Brasil está relacionado entre os países que tiveram sua recuperação econômica pós-pandemia de forma mais rápida. Os destaques vão principalmente para os setores do agronegócios que tem alimentado o mundo e da infraestrutura que também não parou, como ilustra a imagem abaixo sobre as entregas feitas em 2021. O governo também garantiu este ano a contratação de R$ 24,5 bilhões para serem investidos, nos próximos anos, em três rodovias federais leiloadas. Confira tudo isto neste vídeo com duração inferior a 3 minutos: https://youtu.be/QtIcipRe34g
Eleições 2022
Não sabemos quem vai ganhar as eleições de 2022 no Brasil, para ficar no exemplo mais premente do ano que vai começar, mas entendemos como a construção de narrativas ao longo do caminho são importantes para o resultado.
Vamos dar um exemplo. Na eleição chilena, o discurso mais comum era o de um embate entre a esquerda e a ultradireita. Não era entre esquerda e direita. Ou entre ultraesquerda e ultradireita. E isso não é um detalhe, é uma escolha deliberada da maioria dos veículos de comunicação.
No Brasil, assistimos em 2021 a vários episódios de construções de narrativa como essa. O ex-presidente e ex-presidiário Lula virou o candidato injustiçado.
Jornalistas presos foram descritos como “blogueiros bolsonaristas” para justificar o cerceamento da liberdade de expressão. E um parlamentar foi preso apesar da proteção escrita com todas as letras na Constituição.
Portanto, convivemos durante todo o ano vendo a nossa Constituição sendo vilipendiada, sendo ultrajada por aqueles que deviam guardá-la. Em um ano eleitoral poderá até ser pior e certamente as tentações e/ou decisões nesse sentido se acentuarão.
Mudar esse quadro, esse panorama não depende da autoridade A, B, ou C. Depende, notadamente, de cada um dos brasileiros. É preciso agir, participar, incluindo a sua presença nas seções eleitorais. Não deixe de votar. Também preciso ficar atento a todo o processo eleitoral. Segundo especialista no assunto, o risco de manipulação de resultados nas eleições vindouras é elevado. Aprenda, veja como tudo isso pode acontecer vendo este vídeo no Youtube acessível neste link: https://youtu.be/2hgmWLCaij4
Viva 2022
Um feliz e próspero Ano Novo para todos, e que na passagem de ano, 2022 > 2023, possamos novamente replicar textos como os citados acima e a imagem abaixo, comemorando, respectivamente, as vitórias do Brasil e as derrotas de Lula, do PT e de seus camaradas como o PSOL, PC do B, PSDB, PSB, PV ...
Nenhum comentário:
Postar um comentário