Translate

17 dezembro 2021

VERGONHA ETERNA

Para se sentir assim, com vergonha eterna, é muito rápido. Basta você ler/ouvir o pronunciamento do presidente do Supremo Tribunal Federal, realizado hoje, na sessão de encerramento das atividades da Corte em 2021.  

Foi decepcionante ouvir o que disse o seu presidente, após um ano de atividades de seus ministros. Será que ele tinha consciência de que se encontrava mesmo na Corte Suprema do Brasil? 

Disse Fux: "Honra-nos constatar que os brasileiros estão ao lado do STF". De onde ele foi tirar um disparate desses? É uma prova, mais uma, de que os ministros estão rompendo relações com a vida real, afirmou o jornalista J. R. Guzzo.

Fui consultar a Internet, ouvir/ler a opinião de outras pessoas. O que encontrei, de forma quase unânime, foi a de que o ministro parecia estar em Nárnia, aquele mundo fantástico criado pelo escritor Irlandês Clive Staples Lewis,  como local narrativo para As Crônicas de Nárnia, uma série de sete livros. Em Nárnia, alguns animais podem falar.

Não é preciso ser extenso, basta citarmos apenas cinco temas/decisões do STF, decepcionantes para os brasileiros:

1) A descondenação do ex-presidiário Lula;

2) A intromissão do STF na gestão da Covid-19;

3) A interferência da Corte nas atribuições dos poderes executivo e legislativo;

4) O cerceamento à liberdade de expressão dos brasileiros em decisões tomadas pelo STF;

5) A determinação da prisão de brasileiros, pelo STF, em processos ilegais, tornando-os presos políticos.

As matérias sobre cada um dos itens acima, detalhando-os e expressando a opinião de muitos brasileiros, incluindo consagrados juristas, são públicas e facilmente encontradas na Internet. Entre elas esta do Cláudio Humberto, do "Diário do Poder".



Nenhum comentário:

Postar um comentário