No dia 27 de novembro o Brasil celebra o aniversário de sua vitória contra a tentativa de golpe da Intentona Comunista, em 1935. No período compreendido entre os dias 23 a 27 de novembro daquele ano morreram 759 brasileiros em luta direta pela democracia.
Agindo em nome da Aliança Nacional Libertadora e com apoio do Partido Comunista Brasileiro, os golpistas tinham ligação com a Internacional Comunista, fundada pelo ditador genocida Vladimir Lenin.
A reação brasileira foi rápida e eficaz.
Em 23/11, os golpistas assumiram o poder à força no Rio Grande do Norte, instaurando um governo comunista por três dias. Os comunistas insurgentes fizeram cerca de 20 mortos. Ao verem a baixíssima adesão popular, fugiram de Natal e foram capturados pela polícia.
Em Pernambuco, no dia 24/11, a revolta foi mais violenta, com um tiroteio de 28 horas. Entretanto, os comunistas foram derrotados e fugiram. Somente nesse combate, morreram 720 pessoas.
No Rio de Janeiro, em 27/11, a insurreição matou 19 pessoas, sendo dois oficiais assassinados enquanto dormiam. Os comunistas tentaram conquistar o Regimento de Aviação para roubar aviões e bombardear a cidade, que na época era a capital do Brasil. Fracassaram e fugiram.
Contudo, em 1935, 1964 e 2018, SEMPRE FOMOS SALVOS NA UNDÉCIMA HORA - Em 2022 não será diferente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário