Translate

21 janeiro 2025

Golfo da América

    Cumprindo uma das promessas de campanha, o presidente Donald Trump, assinou uma ordem executiva para rebatizar o Golfo do México para "Golfo da América". O decreto foi publicado pela Casa Branca na noite desta segunda-feira (20).

    O Golfo do México é o maior golfo do mundo, sendo cercado por terras da América do Norte e da América Central. A região tem uma superfície de aproximadamente 1,55 milhão km², e seu subsolo é rico em petróleo. Além dos EUA, o golfo banha o México e Cuba. 


O Decreto

[ ... ] (b) Como tal, dentro de 30 dias da data desta ordem, o Secretário do Interior deverá, consistente com 43 U.S.C. 364 a 364f, tomar todas as ações apropriadas para renomear como "Golfo da América" ​​a área da Plataforma Continental dos EUA delimitada a nordeste, norte e noroeste pelos Estados do Texas, Louisiana, Mississippi, Alabama e Flórida e se estendendo até a fronteira marítima com o México e Cuba na área anteriormente denominada Golfo do México. O Secretário deverá posteriormente atualizar o GNIS para refletir a renomeação do Golfo e remover todas as referências ao Golfo do México do GNIS, consistente com a lei aplicável. O Conselho deverá fornecer orientação para garantir que todas as referências federais ao Golfo da América, incluindo em mapas de agências, contratos e outros documentos e comunicações reflitam sua renomeação.

[ ... ] (b) As such, within 30 days of the date of this order, the Secretary of the Interior shall, consistent with 43 U.S.C. 364 through 364f, take all appropriate actions to rename as the "Gulf of America" the U.S. Continental Shelf area bounded on the northeast, north, and northwest by the States of Texas, Louisiana, Mississippi, Alabama and Florida and extending to the seaward boundary with Mexico and Cuba in the area formerly named as the Gulf of Mexico. The Secretary shall subsequently update the GNIS to reflect the renaming of the Gulf and remove all references to the Gulf of Mexico from the GNIS, consistent with applicable law. The Board shall provide guidance to ensure all federal references to the Gulf of America, including on agency maps, contracts, and other documents and communications shall reflect its renaming. 


    Na mesma ordem executiva, Trump renomeou o Monte Denali, no Alasca, para "Monte McKinley". A montanha é a mais alta da América do Norte. A medida faz uma homenagem ao presidente William McKinley, que governou os Estados Unidos entre 1897 e 1901. Na prática, a ordem de Tryno desfaz um decreto do ex-presidente Barack Obama, que havia determinado que o Monte McKinley se chamasse Denali. À época, o objetivo seria usar batizar a montanha com o nome usado por nativos. Segundo Trump, McKinley liderou os Estados Unidos na vitória da Guerra Hispano-Americana e "defendeu tarifas para proteger a manufatura dos EUA, impulsionar a produção doméstica e levar a industrialização dos EUA".

Sobre a designação de cartéis e outras outras organizações como organizações terroristas, a respectiva Ordem Executiva, em sua integralidade está acessível aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário