Translate

22 janeiro 2025

“A era de ouro da América começa agora.”



    Assim declarou Donald Trump nas linhas de abertura de seu discurso de posse. O tema de seu pronunciamento foi que a nação tem seus desafios — embora nada que não se possa lidar, desde que se mantenha a fé no bom senso do povo americano.

    Os apoiadores de Trump - MAGA - adoraram, embora Biden e seus aliados acreditem que os apoiadores de Trump são fascistas ou supremacistas brancos. Os eleitores de Trump ostentam trajes MAGA sem ironia porque eles realmente acreditam na grandeza americana — a ideia de que tivemos isso uma vez e podemos ter novamente.

    O referido discurso foi como um prelúdio para o que Trump planeja a seguir. Ele enfrenta desafios mais assustadores agora do que quando entrou em seu primeiro mandato. Trump também passou por muita coisa — uma alegação ultrajante de conluio russo, dois impeachments fracassados, indiciamentos federais e estaduais e duas tentativas de assassinato. Ele fez o maior retorno político da história americana e até usou o tempo entre sua eleição e sua posse para projetar o poder da presidência.

    Foi encorajador que neste discurso inaugural a ênfase estivesse em duas grandes preocupações: manter os americanos seguros de ameaças no exterior e garantir oportunidade e mobilidade ascendente em casa.

    Sua escolha de se concentrar em uma nova era de ouro em vez de "carnificina americana" é um sinal de esperança. E é exatamente o que os 77,3 milhões que votaram nele em novembro querem dizer com Make America Great Again.

    Que toda essa história se repita aqui no Brasil no próximo ano. É o que a maioria dos brasileiros deseja e que se possa ter, na virada do ano 26/27, Donald Trump no Brasil para comemorar uma posse similar ao que se viu agora nos EUA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário