Translate

22 janeiro 2025

O legado de enganos de Lula


    Agora que o governo já ultrapassou dois anos, a presidência de Lula caminha para a sua etapa final. Reserve um momento para refletir sobre um fato básico de nossa política: os eleitores não são estúpidos. Você não pode mentir para eles sobre o que eles podem ver com seus próprios olhos e esperar escapar impunes. Não para sempre. Nem mesmo por muito tempo.

    Lula sempre tomou os eleitores por tolos, mentindo para eles repetidamente e descaradamente. Esse será seu legado. Considere a economia. Muitos trabalhadores de qualquer parte do País podem não entender as nuances da orientação futura do Banco Central, mas eles têm uma compreensão intuitiva das coisas que importam. Eles sabem quando estão progredindo e quando estão ficando para trás. Você não pode enganá-los com conversas alegres como a que irá comer picanha e/ou perú no próximo natal.

    No entanto, desde o primeiro dia de governo, foi exatamente isso que Lula e sua equipe econômica tentaram fazer. O grande problema é que nos já decorridos 2 anos de governo, a inflação é que foi alimentada por uma onda de gastos federais sem precedentes. O preço de quase tudo na cesta de orçamento mensal de uma família aumentou durante esse período. Segundo o último levantamento do Paraná Pesquisas, 65,7% dos entrevistados afirmam que os preços dos produtos aumentaram nos supermercadosO Instituto ouviu 2.018 pessoas em 164 municípios dos 26 estados e do Distrito Federal entre os dias 7 e 10 de janeiro deste ano. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos, com grau de confiança de 95%.

    Esse é um almoço caro. Se você comeu a maioria das suas refeições no Alvorada, no Planalto ou no STF, talvez não tenha sentido o aperto. Porém, todos os outros passaram os últimos dois anos nos corredores do supermercado dizendo "Ai".

    As desculpas: primeiro o governo Lula culpou Bolsonaro pelo aumento da inflação. Depois, ele chamou isso de transitório. Quando isso não funcionou, ele apontou o dedo para a ganância corporativa. Os brasileiros nunca acreditaram em nada disso. Eles sabem que os preços começaram a subir quando o governo abriu a torneira de gastos e os eleitores, inclusive os do PT, já ficaram insultados pela insistência do governo de que estava se saindo melhor com Lula do que com Bolsonaro.

    Esta semana anunciaram um novo piloto de propaganda, após culparem as mensagens de até então por não deixarem claro porque a economia ainda não deu certo. Hum, talvez tenha sido por terem divulgado tanta mentira.

    Chame do que quiser — engano, desinformação, manipulação, manipulação. Mentiras foram/são a marca registrada de Lula. Ele próprio já afirmou que mentia diversas vezes. O google está aí para quem quiser conferir.

    Mentiras geram mentiras, como até as crianças sabem. Mas Lula aumentou a aposta e já divulgou que serão gastos mais R$ 50 milhões para divulgação de novas mensagens. Desta vez para esclarecer aquilo que o deputado Nikolas Ferreira já disse sobre o Pix, com muita propriedade e eficácia.



Nenhum comentário:

Postar um comentário