Sobre o que aconteceu aqui no Brasil no 8 de janeiro já NÃO pode se afirmar que "qualquer semelhança é mera coincidência" com o 6 de janeiro americano. Bem ao contrário, o nosso 8 de janeiro foi inspirado no J6 americano. J. R. Guzzo também escreveu: "foi o próprio governo Lula que armou a baderna do 8 de janeiro". A cada novo fato revelado lá nos EUA e aqui no Brasil, a similaridade entre os dois eventos só aumenta.
Neste domingo a ex-deputada Liz Cheney chamou a ameaça do presidente eleito Trump de prendê-la e a outros membros do Comitê do Congresso que investigou o ataque de 6 de janeiro de um "ataque ao estado de direito e aos fundamentos da nossa república".
Liz Cheney |
Ora, como se tornou pública e notória, a formação desse Comitê foi um ataque ao Estado de direito e aos fundamentos da república americana. Na época a deputada Nancy Pelosi, então presidente da Câmara dos Representantes americana, selecionou pessoalmente os membros de ambos os partidos para servir no Comitê, o que nunca aconteceu antes na história dos EUA.
Nancy Pelosi |
O partido minoritário sempre teve permissão para selecionar membros, independentemente da direção que o partido majoritário quisesse dar ao Comitê. Pelosi rompeu com a tradição e os "fundamentos da república" para criar um Comitê ilegal.
"Quando Liz Cheney se juntou à farsa democrata que era o Comitê de 6 de janeiro e depois fez campanha para Kamala, ela pensou que seria uma heroína para os democratas e o resto da esquerda. Ela agora é uma pária completa, nem os republicanos nem os democratas a querem", comentou um leitor do New York Times (NYT).
"É realmente incrível que tudo o que eles atribuem ao DJTrump seja exatamente o que eles fizeram ou estão planejando fazer. Cheney e o esquadrão de ataque do J6 já atacaram o estado de direito e os fundamentos da república. Toda a corrupção deve vir à luz do dia. Temos esse direito", afirmou outro leitor do NYT.
Que Trump exagere e "dispare" não surpreende ninguém. Deve haver uma investigação justa e, se houver evidências de um crime, deve haver um julgamento e, se houver provas de um crime, deve haver uma condenação, tudo em conformidade com o devido processo legal, passo este que não está sendo respeitado (por ter sido planejado previamente) aqui no Brasil.
E é realmente incrível, que lá como cá, que tudo o que eles atribuem ao DJTrump seja exatamente o que eles fizeram e/ou estão planejando e/ou já fizeram aqui. Cheney e o esquadrão de ataque J6 já atacaram o estado democrático de direito e os fundamentos da república. Toda essa corrupção deve ver a luz do dia. É o que está pregando DJTrump. E os brasileiros democráticos também.
Os americanos esperaram quatro anos por Trump. Que isto também ocorra aqui no Brasil.
PARABÉNS. Seu contributo é de valor inestimável. Continue firme na divulgação dos fatos como a maior fidelidade garimpada nas fontes fidedígnas.
ResponderExcluir