Câmara dos Representantes votará US$ 3 bilhões em financiamento para remover equipamentos de telecomunicações chineses de redes dos EUA
Autoridades de inteligência confirmaram, desde 2019, que as redes de telecomunicações americanas têm sido alvos de atividades de hacking apoiadas pelo estado chinês. Os hackers estavam atrás, principalmente, de comunicações de políticos seniores.
Um grupo de hackers chinês, “Salt Typhoon”, está sendo investigado pelo FBI e pela Cybersecurity and Infrastructure Security Agency. As agências disseram em novembro que os hackers conduziram uma “ampla e significativa campanha de espionagem cibernética” com o objetivo de roubar dados de indivíduos que trabalham no governo e na política.
Em reação a tais atividades, a Câmara dos Representantes americana deve votar esta semana um projeto de lei anual de defesa, que inclui US$ 3 bilhões para apoiar a remoção equipamentos de telecomunicações chineses de redes sem fio americanas. Tais recursos se destinam principalmente ao fundo de reembolso para "remover e substituir" tecnologia feita pelas empresas chinesas Huawei e ZTE.
Após a visita de Lula a fábrica da Huawei na China, em abril de 2023, a empresa pretende voltar ao mercado de smartphones no Brasil. Contudo, como se sabe, há empecilhos após os embargos americanos, como por exemplo, o não funcionamento de aplicativos ocidentais em seu aparelhos, inclusive o Google.
PS.: Conteúdo com informações da Reuters.
PARABÉNS. Excelentes informações.
ResponderExcluir