O braço de computação em nuvem da Amazon, Amazon Web Services, anunciou nesta terça-feira planos para um "Ultracluster", um supercomputador de IA massivo composto por centenas de milhares de seus chips Trainium desenvolvidos internamente, bem como um novo servidor, os esforços mais recentes de seu laboratório de design de chips de IA com sede em Austin, Texas.
O cluster de chips será usado pela startup de IA Anthropic, na qual a gigante do varejo e da computação em nuvem investiu recentemente US$ 4 bilhões adicionais. O cluster, chamado Projeto Rainier, ficará localizado nos EUA. Quando estiver pronto em 2025, será um dos maiores do mundo para treinamento de modelos de IA, de acordo com Dave Brown, vice-presidente de serviços de computação e rede da Amazon Web Services.
Amazon, Google e Microsoft estão construindo seus próprios chips de IA porque sabem que seus designs personalizados economizam tempo e custo, ao mesmo tempo em que melhoram o desempenho, disse Chirag Dekate, analista da empresa de pesquisa de mercado e consultoria de TI Gartner. Eles personalizam o hardware para oferecer funções de paralelismo muito específicas, disse ele, o que pode superar o desempenho de GPUs de uso geral.
PS.: GPU (Graphics Processing Unit) é um circuito eletrônico que realiza cálculos matemáticos complexos em alta velocidade, sendo o principal responsável pelo processamento de imagens e vídeos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário