Translate

30 novembro 2025

A única plataforma de lançamento ativa da Rússia para cosmonautas foi danificada pelo lançamento de uma Soyuz rumo à Estação Espacial Internacional.

Desde o primeiro voo espacial tripulado realizado pela União Soviética, cidadãos de 42 países voaram ao espaço. Para cada nacionalidade, a data do lançamento da primeira missão é listada nos links abaixo. Esta lista é baseada na nacionalidade da pessoa na época do lançamento.

Apenas três nações (União Soviética/Rússia, EUA e China) lançaram suas próprias naves tripuladas, com os Soviéticos/Russos e os EUA provendo caronas para os astronautas de outras nações.

O lançamento bem-sucedido de três novos tripulantes para a Estação Espacial Internacional pela Rússia na quinta-feira (27 de novembro) resultou em danos à única plataforma de lançamento ativa do país para voos espaciais tripulados ao laboratório orbital.


Imagem capturada por um drone mostra a 31/6,
e os danos sofridos em 27 de novembro de 2025.


A cabine de manutenção (também chamada de plataforma de serviço) localizada no Cosmódromo de Baikonur , no Cazaquistão, teria desabado após o lançamento da tripulação da Soyuz MS-28 rumo à Estação Espacial Internacional, a bordo de um foguete Soyuz 2.1a. A plataforma é também necessária para a preparação dos foguetes auxiliares que serão lançados da plataforma.

"O estado do complexo de lançamento está sendo avaliado", diz o comunicado. "Todas as peças de reposição necessárias para o reparo estão disponíveis e os danos serão reparados em breve."

A plataforma 31/6 tem sido usada exclusivamente para voos tripulados e de carga russos para a Estação Espacial Internacional desde 2020, após a plataforma 1 ter sido desativada devido à falta de verbas para melhorias. Também conhecido como "Ponto de Partida de Gagarin", a plataforma 1 foi palco do primeiro voo espacial tripulado do mundo, realizado pelo cosmonauta Yuri Gagarin em 1961. A plataforma  31/6 foi utilizada pela primeira vez em janeiro de 1961 e, desde então, já apoiou mais de 400 lançamentos.


    Nenhum comentário:

    Postar um comentário