Através da EMBRAPII, o Brasil passou a integrar a rede de Pesquisa Coletiva Cornet - Collective Research Network, que reúne órgãos públicos e agências de fomento à inovação da União Europeia, com diversos países parceiros pelo mundo, como Alemanha, Áustria, Bélgica, Canadá, Japão e Peru.
A adesão vai possibilitar que pequenas e médias empresas brasileiras realizem projetos de PD&I em parceria com a indústria dos 11 países membros da rede. Guidelines e templates para submissão de propostas podem ser acessados aqui neste link. As inscrições podem ser feitas até o dia 27 de março de 2019. Após o fechamento do edital, a EMBRAPII e o órgão do país que irá cooperar farão uma análise conjunta das propostas.
Cada projeto tem financiamento médio de R$ 600mil. Os interessados em participar da chamada devem montar consórcios com pelo menos cinco empresas, por meio de sua associação, e apresentar uma proposta de projeto que promova a inovação em todo o setor industrial ao qual as empresas pertencem. A ideia é promover projetos que unam empresas diferentes com o objetivo de promover o desenvolvimento geral do setor. Neste sentido, a participação de associações de setores industriais é primordial.
Nesse modelo de cooperação internacional, cada país financia suas respectivas empresas. As empresas brasileiras devem estar associadas à rede credenciada de 42 Unidades EMBRAPII para o desenvolvimento do projeto.