Uma das mais recentes e em evidência nas redes sociais vem de Singapura, produzida no Data-Driven Innovation Lab na Singapore University of Technology and Design. Suas previsões estão baseadas em dados colhidos em diversos países e incluí datas estimadas para o término do COVID-19, com atualizações diárias.
Para cada país, é fornecido um número simples para visualizar o ciclo de vida pandêmico estimado juntamente com os dados reais até o momento, e que revela o ponto de inflexão previsto e a fase final.
Segundo seus autores, "a evolução do COVID-19 não é completamente aleatória. Como outras pandemias, segue uma vida padrão de ciclo desde o foco até a fase de aceleração, ponto de inflexão, período de desaceleração e eventual parada ou término. Esse ciclo de vida é o resultado da adaptação e comportamentos contrários aos agentes, incluindo indivíduos (evitando contato físico) e cidades (bloqueio das cidades), bem como as limitações naturais do ecossistema."
Os resultados mostrados se utilizam de modelos matemáticos já estabelecidos: o logistc model que estuda o ciclo de crescimento populacional e o SIR que descreve a disseminação de doenças infecciosas.
Em seu artigo, "When Will COVID-19 End? Data-Driven Prediction", Jianxi Luo alerta que as estimativas se realizadas adequadamente, podem reduzir a ansiedade e o excesso de otimismo e preparar a mentalidade de todos nós para as próximas fases da evolução da epidemia, não importando se vai melhorar ou piorar. Esse monitoramento preditivo permitirá as decisões e o planejamento de governos e empresas que precisam ser feitos agora para que o futuro seja mais "informado sobre o futuro".
Luo alerta também que o excesso de otimismo baseado em algumas datas de término previstas é perigoso, pois pode afrouxar disciplinas e controles e causar a reviravolta do vírus e infecção e que o modelo, dados e previsão são imprecisos e insuficientes para representar completamente as realidades complexas, em evolução e heterogêneas de nosso mundo.
O site será continuamente ajustado com os dados diários mais recentes. Nas figuras abaixo, a evolução das previsões para o Brasil. A última atualização dessas figuras estará sempre disponível aqui neste link.
Brasil em 26/04/2020 |
Brasil em 02/05/2020 |
Aqui, neste gráfico ao lado, uma visão do período de incubação do coronavírus, o impacto de intervenções não farmacêuticas (NPIs), a demanda de cuidados de saúde e a dinâmica viral em casos leves e graves do COVID-19.
Atualizado em 06/05/2020, às 22:57 h
Ter alguma data prevista para o FIM da PANDEMIA já é um alento,mesmo que essa data ainda esteja longe,pra quem já está num nível de exaustão,com o confinamento e com o medo do contato com as pessoas.
ResponderExcluirO seu comentário é muito pertinente. Teria alguma sugestão para tornar este processo mais rápido ?
ExcluirMuito bom!
ResponderExcluirEratóstenes Ramalho de Araújo, o link de atualização diário não está atualizando... Será que mudou? Obrigado
ResponderExcluirTentei acessar o link mencionado e as imagens não foram mais exibidas. Não há nenhuma informação sobre essa falha. Irei ficar monitorando e avisarei se algo mudar.
ExcluirEveraldo, parece mesmo que o link citado anteriormente deixou de operar. O substitui por outro similar. Bom proveito e obrigado mais uma vez pela sua informação.
Excluir