Quando a Lua está no apogeu, seu tamanho angular fica bem menor, assim como seu brilho se torna menos intenso
Neste sábado (23), a Lua atingiu o apogeu, que é o ponto mais distante da Terra em sua órbita atual ao redor do planeta. De acordo com o guia de observação astronômica InTheSky, o momento exato em que isso aconteceu foi às 12h44 (pelo horário de Brasília).
A distância da Lua em relação à Terra varia porque sua órbita não é perfeitamente circular – é ligeiramente oval, traçando um caminho conhecido por elipse. À medida que a Lua atravessa esse caminho elíptico ao redor do planeta a cada mês, sua distância varia 14%, entre 356.500 km no perigeu (aproximação máxima) e 406.700 km no apogeu.
Seu tamanho angular também varia pelo mesmo pequeno fator, entre 29,4 arcmin e 33,5 arcmin e seu brilho também muda, embora isso seja difícil de detectar na prática, uma vez que as fases da Lua mudam ao mesmo tempo.
A imagem abaixo mostra esta variação no tamanho angular da Lua em escala. A mudança é tão pequena que é virtualmente impossível perceber, exceto comparando fotografias:
O período exato do ciclo da Lua entre o perigeu (aproximação mais próxima), o apogeu (recesso mais distante) e vice-versa é de 27.555 dias – um período de tempo denominado mês anomalístico . Isto está muito próximo do período orbital da Lua (27.322 dias), mas um pouco mais longo.
O apogeu deste 23 de março de 2024 ocorreu quando a Lua está próxima da fase cheia e, portanto, a lua cheia deste mês será um pouco menor e menos brilhante do que o normal.
A ilusão da Lua
Embora o tamanho angular da Lua só mude muito modestamente na realidade, uma ilusão de ótica muito comum é que a Lua parece muito maior do que realmente é quando está perto do horizonte. Isso é chamado de ilusão da Lua – e nada mais é do que uma ilusão de ótica. Qualquer fotografia revelará que a Lua tem exatamente o mesmo tamanho, independentemente de aparecer no horizonte ou diretamente acima.
A razão pela qual percebemos esta ilusão de ótica é calorosamente debatida. No entanto, isso pode explicar por que algumas pessoas estão convencidas de que a Lua parece maior em algumas noites do que em outras, apesar das mudanças reais em seu tamanho real serem tão pequenas.
Coordenadas celestes
Nesta ocasião a Lua recuará até uma distância de 406.000 km da Terra e aparecerá com um diâmetro angular de 29,40 arcmin .
A posição da Lua no momento do apogeu será:
O céu em 23 de março de 2024
Fonte
As circunstâncias deste evento foram calculadas usando as efemérides planetárias DE430 publicadas pelo Jet Propulsion Laboratory (JPL).
Este evento foi gerado automaticamente através da busca nas efemérides por alinhamentos planetários que sejam de interesse de astrônomos amadores, e o texto acima foi gerado com base em uma estimativa de sua localização.
Impressionante as medidas astronômicas. Aproximadamente 50.000 km de variação. E aos nossos olhos inocentes de ama(dores) a única sensação é ao "nascer" da lua que os amantes românticos ou não a veem enorme e linda (assim como eu a vejo).
ResponderExcluir