Para quem não leu, essa postagem do Departamento de Estado é bem grave: EUA ameaçam ministros do STF com Magnitsky se apoiarem Alexandre de Moraes.

"O subsecretário da Diplomacia Pública dos Estados Unidos, Darren Beattie, afirmou nesta 4ª feira (6.ago.2025) que o ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), é o “principal arquiteto da censura e do complexo de perseguição direcionado a Bolsonaro e seus apoiadores” e que os “aliados” do magistrado no Supremo “são fortemente aconselhados a não auxiliar ou encorajar o comportamento de Moraes”.Em postagem no X (ex-Twitter), o braço-direito de Marco Rubio afirmou que os “flagrantes abusos de direitos humanos” atribuídos a Moraes motivaram a aplicação de punições com base na Lei Magnitsky, utilizada para impor sanções a autoridades estrangeiras acusadas de violações de direitos humanos. O ministro foi punido pela lei na última 4ª feira (30.jul.2025)."

A frase "quem com ferro fere, com ferro será ferido" não está escrita textualmente na Bíblia, mas tem uma base em um ensinamento de Jesus em Mateus 26:52, onde Ele repreende Pedro por usar a espada para defender Jesus. A passagem diz: "Guarde a espada! Pois todos os que empunham a espada, pela espada morrerão.".
O ditado popular, portanto, é uma adaptação e resumo do ensinamento bíblico sobre as consequências da violência. A ideia central é que a violência gera violência, e quem usa de meios violentos para prejudicar outros, poderá sofrer as mesmas consequências.
A LEI de causa e efeito se perde nos milénios da história da terra. A lei de Talião fala desse bumerangue. No Velho Testamento tem referências e como você citou, no Novo Testamento Jesus adverte a Pedro, quando o mesmo corta a orelha do soldado e Jesus a recompõe e diz: Pedro embainha tua espada, pois quem usa da espada, pela espada perecerá. Mateus 26:52 e João 18:11.
ResponderExcluirPerfeito. Não há mal que perdure todo sempre. A Lei do retorno, prova isso mais uma vez.
ResponderExcluir