
O The Wall Street Journal de hoje, 14/08/2025, traz um artigo que mostra a preocupação do Partido Democrata em arrecadar fundos eleitorais no Vale do Silício, berço da vanguarda tecnológica americana. Como se sabe, executivos de tecnologia têm sido uma fonte confiável de arrecadação de fundos para os democratas. Trump está complicando isso. A eleição do ano passado representou o maior golpe em décadas para o casamento entre os democratas e o Vale do Silício. Reparar os danos está se mostrando difícil e já se aproximam as eleições de meio de mandato do próximo ano.
O artigo mostra a tendência que está alimentando preocupações entre os democratas de que a perda de apoio entre as elites da tecnologia, e cita Sam Altman, da OpenAI, e o capitalista de risco Marc Andreessen, como obstáculos para um partido que enfrenta seus menores números nas pesquisas em mais de três décadas.
A aliança até então existente azedou para alguns que se opunham ao foco do governo Biden em regulamentar áreas como criptomoedas e inteligência artificial e são encorajados pelas políticas de Trump.
De acordo com o WSJ, Altman disse recentemente que estava “politicamente sem teto” após o que ele chamou de um afastamento dos democratas de políticas que apoiam a inovação e o empreendedorismo. Agora está entre os executivos favoritos de Trump, abraçando as políticas do presidente de redução da burocracia e apoio à IA.
O clima em uma cúpula de IA da qual Trump participou no final de julho era de júbilo. Executivos, incluindo Jensen Huang, da Nvidia, se reuniram com funcionários do governo, e Trump expôs seu plano para vencer a China na corrida tecnológica. Trump criticou o foco do ex-presidente Joe Biden em restrições e padrões de exportação para modelos de IA como excessivamente cauteloso. “A maior ameaça de todas é perder a corrida e forçar nossos parceiros a adotar tecnologias rivais”, disse ele. Trump também abraçou as criptomoedas, colocando os democratas no Congresso em apuros. Opor-se à legislação que cria as primeiras regulamentações do setor pode ser visto como uma luta contra uma tecnologia inovadora.
"Eles cavaram um buraco do qual é muito difícil sair", disse Konstantin Richter, CEO da empresa de criptomoedas Blockdaemon, com sede na Califórnia, sobre os democratas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário