Translate

07 agosto 2025

Quem avisa amigo é

“Os aliados de Moraes no Judiciário e em outras esferas estão avisados para não apoiar nem facilitar a conduta de Moraes. Estamos monitorando a situação de perto.”

    A figura de linguagem presente no ditado popular "quem avisa amigo é" é a antítese. Embora o ditado seja frequentemente interpretado como um ato de amizade, a figura de linguagem na sua estrutura é a oposição entre "avisar" (que pode ser visto como algo negativo ou desagradável) e "amigo" (que implica um sentimento positivo), é o que nos ensinam os livros de português do ensino fundamental.

    Como exposto na imagem abaixo, as autoridades americanas nada escondem sobre suas ações contra a juristrocacia, ou melhor, sobre a ditadura em curso no Brasil.


    O mais devastador nesse episódio é a constatação de que tudo poderia ter sido evitado. Não foi por falta de avisos. Bastava sensibilidade estratégica, leitura geopolítica mínima, compreensão dos vetores do poder desde a posse de Donald Trump em janeiro de 2025. 

    Os acenos de Trump, as falas inflamadas de congressistas republicanos, a cobertura intensa da mídia conservadora americana, tudo foi tratado como ruído. Agora, é tarde.

    Os historiadores do futuro serão implacáveis. Identificarão 2025 como o ano em que o Brasil selou seu destino como peão no tabuleiro de uma nova guerra ideológica global. Não foi a desigualdade. Não foi a polarização. Não foi a corrupção. Foi a cegueira estratégica.

Um comentário: