Translate

05 junho 2024

A espaçonave Starliner da Boeing colocou dois astronautas em órbita

Nesta quarta-feira (05/06/2024), um marco importante na conturbada busca da Boeing para fornecer à NASA uma espaçonave capaz de transportar tripulações para a Estação Espacial Internacional, foi realizado com sucesso.

Um foguete Atlas V, operado pela United Launch Alliance, uma joint venture entre a Boeing e a Lockheed Martin, decolou de sua plataforma às 10h52, na Flórida, no que foi anunciado como um início triunfante para um teste de como a espaçonave opera com uma tripulação a bordo.

A espaçonave autônoma terá que alcançar a estação espacial, viajando a 28.000 km/h, e estacionar em uma das portas de ancoragem do laboratório em órbita. Ao longo do caminho, os astronautas da NASA Sunita Williams e Barry Wilmore, os primeiros a voar na Starliner, assumirão o controle manual do veículo para ver seu desempenho.


Após a acoplagem à estação espacial, prevista para as 12h15, desta quinta-feira, a cápsula passará cerca de uma semana ou mais anexada ao laboratório em órbita. Em seguida, as tripulações inspecionarão a cápsula para determinar se ela poderia servir como porto seguro em caso de emergência na estação, bem como como ela funciona no vácuo do espaço.

O final da missão é uma descida ardente pela atmosfera da Terra, testando se o escudo térmico e os pára-quedas da espaçonave funcionam conforme o esperado antes de um pouso planejado em um dos cinco locais remotos no oeste dos Estados Unidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário