Translate

20 junho 2024

Em 2024 o solstício começou mais cedo


Normalmente, é uma regra prática que as estações comecem no dia 21 do mês apropriado, mas nem sempre é o caso - e o momento preciso do solstício deste ano é particularmente cedo. A razão mais simples é que 2024 é um ano bissexto. 

Durante anos bissextos como 2024, os solstícios e equinócios ocorrem cerca de 18 horas e 11 minutos antes do ano anterior. Durante os anos não bissextos, o momento do solstício muda para mais tarde, de modo que as coisas geralmente se equilibram com o tempo.

Em 2024, 20 de junho marca o solstício de verão no hemisfério norte, o primeiro dia oficial do verão astronômico, e de inverno no hemisfério sul, seu primeiro dia oficial do inverno.

“Solstício” significa que o sol atingiu o ponto mais alto no céu durante o ano; nesta quinta-feira, isso acontecerá às 16h51. Horário de verão oriental. O solstício de verão é o dia mais longo do ano e o de 2024 'é o mais antigo desde 1796.

Na cidade de Nova York, por exemplo, o sol nasceu nesta quinta-feira às 5h24 e se porá às 20h30, o que significa que haverá 15 horas e 5 minutos de luz do dia. Depois disso, os dias começarão a ficar mais curtos à medida que avançamos em direção ao inverno, mas apenas no hemisfério norte.

No hemisfério sul, 20 de junho é o dia mais curto do ano. A Terra tem estações porque está inclinada, por isso a luz do sol muda ao longo do ano de forma diferente para diferentes partes do mundo.

Ninguém sabe quem descobriu o solstício

A questão de quem primeiro descobriu que o dia mais longo do ano corresponde ao ponto mais alto do Sol no céu é “espetacularmente irrespondível”, disse Owen Gingerich, professor emérito de astronomia e história da ciência na Universidade de Harvard, à TIME em 2016. “ Não há escrita para registrar esta grande descoberta."

Desde os tempos Paleolíticos (10.000 anos a.C), em várias culturas, monumentos foram construídos para marcar essas datas cósmicas e organizar calendários, inclusive no Brasil, como em Calçoene, no Amapá.

Mas o 'Stonehenge egípcio' é a primeira indicação que as pessoas conheciam sobre o solstício de verão.

Há cerca de 6.000 a 6.500 anos, acredita-se que os pastores nômades do sul do Egito tenham disposto pedras que se alinham com o caminho do sol do solstício na bacia de Nabta Playa, sob o Trópico de Câncer. “[O solstício] foi uma pedra de toque importante que dizia: ‘Bem, o Nilo está prestes a entrar no seu ciclo de inundação’ e isso basicamente daria início ao seu calendário”, como disse Sten Odenwald, astrônomo da NASA, à TIME em 2016.

2 comentários: