Translate

31 maio 2024

O soviete brasileiro

Em sua coluna desta semana na revista Oeste, J. R. Guzzo expõe o soviete brasileiro. Ao final do artigo lembra que, como acontecia da URSS, 

[ ... ] "é melhor não dizer que há algo de errado nisso tudo. O princípio constitucional que se firma cada vez mais no Brasil de Lula, do STF e da Rede Globo é o de que qualquer crítica a eles e ao ecossistema que prospera à sua volta, sobretudo as mais bem fundamentadas, é uma "articulação de ataques" contra a democracia. Como na Rússia antiga, e também na de hoje, contar o que as nossas altas autoridades fazem é "ameaçar o Estado". O Estado é o sistema que criaram. O resto é a população que tem a obrigação de obedecer, trabalhar e pagar imposto - e que, segundo Lula, está pagando muito pouco."

A propósito do que Guzzo escreveu, fica aqui a sugestão para que se assista a série "Um cavalheiro em Moscou", que teve origem no livro de mesma denominação, escrito por Amor Towles, publicado em 2016.

A trama começa em 1922 e se encerra em meados dos anos 50 após a morte de Stálin e a escolha de Nikita Khrushchev para substituí-lo. O personagem central, o conde Alexander Rostov, depois que viu seu mundo desmoronar com a Revolução de 1917, estava em Paris. Ele decide voltar para salvar a única sobrevivente de sua família, sua avó. É quando um tribunal bolchevique o condena à prisão perpétua.

Alguns trechos do artigo do Guzzo, reproduzidos a seguir, são muito semelhantes ao clima político mostrado na série. 

[ ... ]

Corroboram também essa visão trechos de dois artigos publicados na FSP por Conrado Hübner Mendes, em 22 e 29 de maio últimos, sob os respectivos títulos: 

"O STF está fora do ar". Nele se ler:

"A participação de ministros (às vezes a maioria do colegiado) em eventos privados de lobby, pintados de acadêmicos, na presença de advogados, empresários e políticos, pagos por empresas do grande poder econômico, é desconhecida em qualquer outro país do mundo. Não precisamos investigar os 193 estados da ONU para atestar a singularidade da prática."

O segundo artigo, "É isto um juiz?, do qual destaca-se o seguinte parágrafo:

"Entre os muitos ângulos dessa heroica jornada, a virtude que mais confere unidade à trajetória de Toffoli não está em sua jurisprudência, mas em sua lealdade."



Nenhum comentário:

Postar um comentário