Translate

28 maio 2023

MARINA NO MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE - SUA FUNÇÃO É ENFEITAR O MINISTÉRIO COM UMA PEGADA AMBIENTALISTA - SÓ ISSO


“Qualquer tentativa de desmontar o serviço nacional de meio ambiente é um desserviço à sociedade brasileira” protestou Marina. “Isso pode criar gravíssimos prejuízos para o país”. É mesmo? Mas quem está prestando o que ela chama de “desserviço” não é a “direita”, nem o “agronegócio”, nem a oposição – é o governo Lula, do qual faz parte.

Como é que fica, então? A ministra, como já aconteceu em outras oportunidades, tentou fazer parte do Sistema Lula. Está vendo que não faz. Sua função é enfeitar o ministério com uma pegada ambientalista – e só isso", conclui J. R. Guzzo em seu primor artigo, "Marina Silva no governo Lula: pedir para sair ou engolir sapo?",  publicado na Gazeta do Povo.

Aos 65 anos de idade, e uns 50 como profissional das causas ecológicas no Brasil e no mundo, ela continua querendo ser amiga de Lula e do PT para receber alguma vantagem – e continua se dando mal todas as vezes em que tenta. Agora, mais uma vez, está na posição de pedir o boné e tornar-se ex-ministra, ou engolir o sapo e continuar grudada no governo. É uma situação inviável, até porque a ministra é uma figura inviável. Sua única função na vida pública tem sido fazer oposição ao progresso, sempre – e, aí, até o “socialismo” do PT fica incomodado, afirma Guzzo.

Marina teve duas realizações notáveis em sua curta permanência no governo Lula.

A primeira foi dizer, para os “bilionários do bem” que se reúnem todos os anos numa estação de esqui na Suíça, que havia “120 milhões” de pessoas passando fome no Brasil. 

A segunda, antes de se completarem seis meses de governo, foi ver o seu ministério amputado de funções essenciais. Para se ter uma ideia mais precisa das coisas: o Ministério do Meio Ambiente, hoje, é menos do que era no governo anterior.

Um comentário:

  1. J. R. Guzzo dessa vez errou. Marina não é só para embelezar o governo com uma pegada ambiental. Marina tem mais uma função... É fazer número como MULHER. Esse governo tem menos mulheres do que o anterior. Problemas? Nenhum para mim. Mas para a "lactação" que está calada deveria haver.

    ResponderExcluir