Translate

16 novembro 2024

Mergulhe na galáxia Trump

Após sua vitória nas eleições presidenciais, Donald Trump revela gradualmente sua futura equipe. É composto por partidários republicanos, apoiadores de uma linha dura em matéria de imigração e de política internacional.

Na terça-feira, 12 de novembro, o primeiro anúncio saiu às 11h16,. “Tenho a honra de anunciar a nomeação do altamente respeitado Governador do Arkansas, Mike Huckabee, como Embaixador dos Estados Unidos em Israel. Dois segundo após é anunciado o nome de mais outro indicado, às 11h18. Depois, 12h17, 12h18, 12h20, 12h21… Ao todo, oito comunicados de imprensa inundaram o X (antigo Twitter) e as redações americanas em poucos minutos. Na comunicação política, há um nome para isso: “bombardeio em massa”.

Donald Trump obteve uma vitória esmagadora nas eleições presidenciais de 5 de novembro. Bem antes de sua posse, em 20 de janeiro, Trump já fez anúncios sobre seu futuro governo em um ritmo sem precedentes. Ele também já fez vários telefonemas para outros líderes internacionais. A impressão que se tem é a de um presidente em exercício. A era Trump já começou.

Em 20 de janeiro de 2025, Donald Trump fará o juramento de posse em frente ao Capitólio e se tornará oficialmente o 47º Presidente dos Estados Unidos. Aquele que declarou que “não seria um ditador”, “exceto no primeiro dia”, já anunciou diversas medidas que tomaria por decreto, prerrogativa presidencial, assim que voltasse a pisar na Sala Oval.

O bilionário Elon Musk vai cortar gastos, um ex-apresentador de TV no Pentágono, um político eleito na Justiça … Para o seu segundo mandato, o republicano quer rodear-se de uma equipa leal, que partilhe as suas ideias e a sua retórica, nomeadamente na questão do Oriente Médio e em termos de imigração. A maioria das nomeações terá de ser aprovada pelo Senado, onde os republicanos recuperaram a maioria. Confira aqui as principais propostas e personalidades indicadas – ou antecipadas – pelo presidente eleito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário